Começa hoje (3) o curso “O que é o marxismo e o que não é”, tema da 47ª Universidade de Férias do Partido da Causa Operária (PCO). O curso, que terá cinco dias de duração, será ministrado integralmente pelo companheiro Rui Costa Pimenta, presidente nacional do PCO.
O debate sobre o marxismo é parte fundamental da luta ideológica dos dias de hoje. Diante da ofensiva do imperialismo contra todos os povos, procurando submeter a população a uma ditadura brutal em nome dos grandes bancos, a burguesia tem se preocupado em difundir todo tipo de ideia confusa, reacionária ou mesmo contrarrevolucionária no interior da esquerda. O objetivo, conforme fica cada vez mais claro, é o de justamente amortecer o impacto de sua política criminosa, contando, para isso, com a paralisia ou mesmo a colaboração de determinados setores da esquerda.
Um caso muito evidente disso é a discussão em torno da ecologia. Dia após dia, os capitalistas têm bombardeado na imprensa a ideia de que o mundo estaria à beira da extinção e que, por isso, as chamadas “pautas ambientais” deveriam se sobrepor às demais necessidades da população. O imperialismo não tem preocupação alguma com o meio ambiente: seu objetivo é manipular o conjunto da população para conseguir impedir o desenvolvimento dos países atrasados. O caso do petróleo da Margem Equatorial deixou isso claro.
Um movimento dotado das ferramentas do marxismo – isto é, um movimento verdadeiramente consciente – jamais cairia no golpe da demagogia ecológica. É justamente por isso que as armas do marxismo se fazem tão necessárias na atual etapa da luta política.