Loja de Cursos
Cursos em Destaque
A teoria marxista da revolução e a situação atual
A teoria marxista da revolução é uma teoria da luta de classes. Ao contrário de teorias que se limitam a explicações econômicas, a teoria marxista da revolução se concentra em identificar quais classes sociais desempenham o papel dirigente num processo revolucionário. Ela se pergunta: a revolução é burguesa ou proletária? Quais são suas forças motrizes? Que alianças são possíveis?
Brasil, 500 anos de história: O império tropical
A história do Brasil é ampla e rica, ao contrário do que a burguesia afirma sobre o nosso país.
Com mais de 500 anos de história, o curso apresenta e analisa o cenário político nacional a partir da chegada dos bandeirantes na chegada ao país, passando pelas questões que circundavam o Brasil Império, indo para o século XX e chegando aos dias de hoje.
O Curso Atual
A política revolucionária para as eleições
O curso coloca em debate a questão de se o partido revolucionário deve ou não participar as eleições, qual deve ser sua atuação nesse contexto e qual a relação que deve ter com os partidos burgueses nesse contexto. Enquanto Bordiga defende que o partido revolucionário não deveria participar do processo eleitoral para não perder a sua “pureza revolucionária” e Zinoviev diz que os sovietes deveriam se desenvolver de forma independente do parlamento burguês, Lênin e Trótski demonstram que as eleições são mais uma arma no arsenal do Partido, embora de alcance limitado, e que a participação do partido revolucionário tem a importantíssima função de demonstrar todas as limitações do sistema parlamentar e eleitoral da burguesia, além de servir como tribuna para a defesa do programa revolucionário.